Casa de 46 m², econômica e sustentável

Cristiane Teixeira
Minha Casa - 06/2011

A indústria e a universidade se juntaram para colocar de pé o projeto piloto de uma moradia popular que prima pela planta bem distribuída, pelo uso de materiais amigos do meio ambiente e pelo conforto térmico obtido com recursos tão simples quanto a ventilação natural. O segredo do sucesso começa pelo sistema construtivo, a alvenaria estrutural com blocos de concreto, que dispensa vigas e economiza nos acabamentos.

Para quem se anima a investir em sustentabilidade, é possível ter banho aquecido por energia solar. A casa foi ainda projetada para crescer.

Clique sobre a planta e entenda. 


A casa de 46 m² foi planejada para ficar pronta em cerca de 60 dias, ao preço de R$ 1 000 o m². Para incluir tecnologias sustentáveis, o comprador paga à parte. A planta básica pode anexar facilmente a construção de uma suíte com closet: basta substituir a janela por uma porta para conectar os módulos, que assim somam 64 m². A casa nasceu dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fruto de um projeto desenvolvido pelos professores Oswaldo Luiz de Souza e Alice de Barros Horizonte Brasileira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Foi aprimorada em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland e com a empresa cimenteira Holcim. Para que o projeto piloto saia do papel e ganhe os canteiros de obra, é preciso envolver os comerciantes do setor de construção: a idéia é que em revendas parceiras do programa os interessados adquiram o projeto e os materiais e contratem a mão de obra. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazenda Sustentável

Epson cria máquina de reciclar papel em escritorio.