Prevenção na produção de resíduos

A prevenção ocupa o lugar de topo na hierarquia europeia de gestão de resíduos, podendo assumir duas formas distintas: a prevenção quantitativa (redução da quantidade) ou a prevenção qualitativa (redução da perigosidade). A prevenção inclui os esforços de redução e reutilização e procura evitar a produção de resíduos. A prevenção diminui os custos de fabrico, tratamento e deposição, o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de estufa.

Estando a Prevenção na base da Gestão de Resíduos, a LIPOR assumiu o compromisso de serem premissas, na gestão integrada de resíduos que desenvolve, três questões fundamentais: a alteração de processos para a eliminação dos resíduos na produção; a redução dos resíduos na fonte potenciada por mudanças de mentalidade e a reutilização dos produtos como forma de poupança.

No seguimento deste trabalho e assumindo na íntegra este compromisso, foram definidos um conjunto de princípios que regem toda a actuação e estratégia da LIPOR.

1. Assumir o desafio da Sustentabilidade
Trabalhar, sempre, com o objectivo de manter o equilíbrio financeiro, proteger os recursos naturais e o Ambiente, não esquecendo a nossa responsabilidade para com a comunidade em que nos inserimos e os nossos colaboradores.

2. Apostar na prevenção
Promover a minimização da produção de resíduos, actuando junto dos nossos parceiros (comunidade, industria, comércio, ONG, poder político, ...), tendo como objectivo a conservação da Natureza e de recursos e a redução dos impactos na Saúde Pública.

3. Estreitar relações com as partes interessadas
Continuar a promover o bom relacionamento com os nossos parceiros, especialmente os cidadãos e os Municípios nossos associados, reconhecendo que o seu papel é preponderante para o sucesso de todo o nosso trabalho. Também as acções de benchmarking junto dos outros Sistemas de Gestão de Resíduos, com a troca de experiências são para nós uma necessidade assumida.

4. Encarar os resíduos como recursos
Assumir de forma clara que a nossa abordagem na Gestão de Resíduos é realizada na óptica da Gestão de Recursos, encarando-os como tal, fazendo todos os esforços para a sua valorização mais adequada.

5. Definir e aplicar uma hierarquia para a Gestão de Resíduos
Trabalhar para que o nosso sistema de Gestão de Resíduos siga as linhas de orientação da União Europeia. Neste sentido adoptamos a seguinte hierarquização: Prevenção; Reutilização; Reciclagem; Valorização Energética e Confinamento Técnico.

6. Ser uma organização auto-suficiente
Continuar a ser auto-suficientes, assegurando os investimentos em infra-estruturas, recursos humanos qualificados e inovação, de modo a dar a melhor resposta às especificidades da Gestão de Resíduos.

7. Aplicar o princípio do Poluidor-Pagador e da Responsabilidade do Produtor
Reunir esforços no sentido de junto das Câmaras Municipais nossas associadas, apelar à responsabilização dos produtores de resíduos e fazer reflectir os custos reais da Gestão de Resíduos nas tarifas a aplicar.

Mais informações em: www.lipor.pt

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazenda Sustentável

Epson cria máquina de reciclar papel em escritorio.